terça-feira, 19 de novembro de 2013

  • Dicas Para Administradores

Alguns princípios para garantir vida longa e resultados positivos


1. - Não acredite em fórmulas mágicas, pois elas não existem;


2. - Esteja preparado para adaptar às mudanças com rapidez, mantendo os princípios e objetivos da empresa;


3. - Atente-se para a lei da colheita;


4. - Desenvolva a consciência de que não existem atalhos;


5. - Mantenha o equilíbrio entre produção/capacidade de produção;


6. - Ame o que faz;


7. - Respeite os princípios;


8. Tenha e valorize uma boa equipe;


9. Realize os quatro papéis da liderança



FONTE: http://www.financeiro24horas.com.br/informativo.aspx?CodMateria=189

Hormônios e Motivação – O Segredo do Segredo


Muito se tem escrito e falado sobre motivação, com várias teorias sobre o assunto: Maslow, Herzberg, McClelland e muitos outros. Podemos mesmo afirmar que é um tema recorrente, principalmente nas áreas de educação e corporativa. Das mais de trinta teorias sobre o assunto, quase nenhuma toca nas raízes do que realmente leva o ser humano à ação. Mas agora acreditamos ter chegado ao âmago da questão, com os estudos de Emotologia.

“Emotologia” e “motivação” acham-se irmanadas pela origem latina, do verbo movere, (Pronuncia-se /movére/, pela pronúncia tradicional do latim), “mover”, “pôr em ação”). Realmente, a motivação depende de que toquemos nos motivos, isto é, naquilo que leva a pessoa a agir. “Motivar” é, na verdade, chegar até onde surgem os motivos da pessoa, vale dizer, ao sistema de autopreservação e preservação da espécie (SAPE), que é o resultado da interação dos sistemas das emoções, com destaque para o sistema límbico, no cérebro, com o sistema glandular endócrino, cujas secreções (hormônios) são lançadas diretamente na corrente sanguínea.

Então, quando se fala em “motivar” (de “motivo”, isto é, “aquilo que move”) levando-se em conta o sentido mais profundo desta palavra, temos de pensar em como fazer chegar ao SAPE aquilo que queremos alcançar ou fazer com que outras pessoas alcancem. Eis aqui o aspecto de Emotologia e liderança.

Na verdade, ninguém motiva ninguém, sem que as mensagens atinjam o mecanismo que produz a motivação, isto é, o SAPE.

Também quando falamos em “motivação, temos de levar em consideração os hormônios. A palavra “hormônio” vem do particípio presente do verbo grego horman, “levar, impulsionar para a ação”, o qual, por sua vez, vem de horme, “impulso”. Assim, a motivação verdadeira pertence ao império dos hormônios. Nós, antes de sermos racionais, somos “hormonais”, principalmente quando se trata de atacar ou fugir, de ter garra, de ter disciplina para conquistar o que se queira, para vencer dificuldades, para ultrapassar obstáculos, para superar adversidades. Muita gente se pergunta de onde determinadas pessoas, atingidas por sérios problemas, tiram forças para a superação. A resposta é: do SAPE. O mais importante é que podemos aprender a mobilizar o SAPE para nos ajudar a atingir objetivos e a superar adversidades, transpor obstáculos para atingir objetivos de SER ou TER.
 O SAPE pode ser considerado o “deus interno”, as estruturas do cérebro (sistema nervoso central - SNC) e do sistema glandular endócrino, as quais, quando mobilizadas, são capazes de realizar milagres. Assim como existe o SAPE, milagres existem. A Emotologia, em um de seus capítulos, trata da comunicação com o SAPE, da mesma forma que o ser humano se comunica com Deus pela oração. Aprender a se comunicar corretamente com o SAPE é o maior dos segredos. O segredo do segredo.

7 modos de motivar seus funcionários 


Veja mais em: http://www.infomoney.com.br/carreira/gestao-e-lideranca/noticia/2657235/modos-motivar-seus-funcionarios

Motivação nas organizações

É inegável a importância da motivação para o bom funcionamento das organizações, e que o grau de desempenho dos colaboradores é determinado pelo o que os motiva. Assim sendo, se os líderes desejam melhorar os resultados de uma organização, precisam dar atenção aos níveis de satisfação dos seus subordinados, direcionando seus esforços para o alcance dos objetivos e metas organizacionais.
Lembrando sempre de que as pessoas possuem diferentes fontes de motivação, ou seja, o que é um estopim motivador para um, pode não o ser para o outro, mesmo porque cada um possui uma necessidade e ideais de vida diferentes.
O líder deve conhecer tais necessidades e ambições pessoais de seus colaboradores, de modo que possa oferecer subsídios para que consigam supri-las. Ao conseguir isso, as pessoas sentem que cumpriram o seu dever e que estão sendo devidamente recompensadas pelo seu trabalho, ao mesmo passo que expandem suas potencialidades e projetam-se profissionalmente.
É importante ressaltar que motivar é ir além do dinheiro e do desejo. É entender que o ser humano está em constante mudança e que a todo o momento suas prioridades, desejos, vontades e necessidades também mudam. Por isso é preciso estar atento, pois num determinado momento, mesmo que a empresa tenha programas de motivação, bons salários, benefícios, etc. O desejo do colaborador vai mudar, e o que o motivava há um mês ou até mesmo uma semana, não será mais fator motivador hoje.
A solução então é conhecer os colaboradores, identificar suas expectativas e supri-las. De modo, a conseguir que os mesmos se engajem verdadeiramente com os objetivos da organização.

Jenifer Soares Romualdo



Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado 
http://www.portaleducacao.com.br/educacao/artigos/10097/motivacao-nas-organizacoes#ixzz2l6iWZfDO